Kefir BR

Kefir BR

As bactérias probióticas que fazem bem

O nosso trato gastrointestinal é colonizado por diversas bactérias, que é chamado de “flora intestinal”. Esses microrganismos atuam em funções fisiológicas essenciais para nosso organismo.
É normal que em nossa flora intestinal nem todas as bactérias sejam benéficas. Um organismo equilibrado teria em torno de 85% de bactérias boas e 15% de bactérias ruins.
Entretanto, alguns fatores podem reduzir o número de bactérias benéficas e aumentar as bactérias ruins, como alimentação desequilibrada, estresse, uso de antibióticos com frequência e doenças.
Alimentos que contém bactérias vivas, como iogurtes e kefir, são probióticos. Eles estimulam a proliferação das bactérias benéficas em detrimento das bactérias prejudiciais, equilibrando a flora intestinal e reforçando os mecanismos de defesa do nosso corpo.

Kefir - Efeitos funcionais

BeneficiosPosted by Kefir BR Sep 18, 2016 15:00:16

Por ser caracterizado como um alimento funcional, o kefir traz inúmeros benefícios à saúde. Os micro-organismos probióticos presentes, sobretudo lactobacilos, exercem efeitos potencialmente benéficos sobre o equilíbrio da flora intestinal, reduzindo a ocorrência de diarreia, reduzindo a obstipação, além de auxiliar no controle dos níveis de colesterol.

Além disso, o kefir é possui baixo teor de lactose, quando comparado com o leite de vaca, devido a degradação parcial da lactose pelos micro-organismos presentes nos grãos, ao mesmo tempo, também é fonte de cálcio, essencial para a integridade óssea e prevenção da osteoporose, sobretudo em crianças e idosos.

Outros benefícios potenciais associados ao kefir: atividade anticarcino­gênica; síntese de vitaminas do complexo B; aumento da absorção de minerais como ferro, cálcio, zinco etc.; prevenção de alergias e infecções e ativação do sistema imunológico.

A hidrólise parcial da proteína torna a bebida de mais fácil digestão quando comparada ao leite que lhe deu origem. Na fase de maturação à temperatura de refrigeração, ao mesmo tempo em que o álcool e o CO2 são produzidos, ocorre o acúmulo de vitaminas do complexo B que são produzidas pelas leveduras presentes no processo fermentativo.



  • Comments(0)