Kefir BR

Kefir BR

As bactérias probióticas que fazem bem

O nosso trato gastrointestinal é colonizado por diversas bactérias, que é chamado de “flora intestinal”. Esses microrganismos atuam em funções fisiológicas essenciais para nosso organismo.
É normal que em nossa flora intestinal nem todas as bactérias sejam benéficas. Um organismo equilibrado teria em torno de 85% de bactérias boas e 15% de bactérias ruins.
Entretanto, alguns fatores podem reduzir o número de bactérias benéficas e aumentar as bactérias ruins, como alimentação desequilibrada, estresse, uso de antibióticos com frequência e doenças.
Alimentos que contém bactérias vivas, como iogurtes e kefir, são probióticos. Eles estimulam a proliferação das bactérias benéficas em detrimento das bactérias prejudiciais, equilibrando a flora intestinal e reforçando os mecanismos de defesa do nosso corpo.

Aposte nos probióticos para desinchar o organismo

BeneficiosPosted by Kefir BR Sep 09, 2016 13:37:18

As nossas bactérias naturais, ou seja, que o próprio corpo fornece, possuem um ciclo de vida muito curto, muitas vezes insuficiente para regular o organismo da forma correta - principalmente quando há pouca ingestão de fibras e falta de exercícios físicos. Por conta disso, a dificuldade em desinchar e manter a flora intestinal (e até a dieta!) equilibrada é sempre maior.

Para perder peso corretamente, é necessário que o intestino esteja bem regulado para uma melhor absorção dos nutrientes e vitaminas necessárias durante o regime.
Os probióticos são da mesma origem dos lactobacilos e, dependendo das indicações do seu médico, podem ser usados isoladamente ou associados à outros organismos. "Eles são utilizados para prevenção e tratamento da disboiose, que é a desregulação da flora intestinal. Além disso, apresentam vários outros benefícios na prevenção de doenças como câncer, infecções e alergias",

Não existe uma dose recomendada diária de ingestão. Tudo vai de acordo com a avaliação do médico. Na maioria dos casos, são ingeridos em jejum para uma melhor absorção do organismo.

Ainda com dúvidas comuns sobre a função e o desempenho das bactérias? Confira abaixo e esclareça as incertezas:

O que são os probióticos e para que servem? Como eles agem no organismo?

São as chamadas bactérias do bem. Estão presentes em alguns alimentos como iogurtes e também em suplementos. Colonizam nosso intestino, melhorando seu funcionamento, auxiliando ainda na imunidade e metabolismo, melhorando inclusive a absorção de nutrientes.

Prebióticos são a mesma coisa que probióticos?

Prebióticos são fibras que alimentam as bactérias do bem, comumente utilizadas em conjunto para potencializar o benefício. As mais conhecidas são FOS e inulina, e podem ser encontradas em alimentos como cebola e aveia, entre outros. Também existem na forma de suplementos.

E em quais tipos de distúrbios da flora alterada ele age?

Estão indicados para as mais diversas queixas relacionadas ao mal funcionamento do intestino, seja constipação, diarreia, distensão abdominal, gases e azia.

Dentre os alimentos industrializados, em quais encontramos probióticos?

Mais comumente nos iogurtes e fermentados como coalhada

A quantidade de probióticos presente nos alimentos industrializados é suficiente para promover os efeitos desejados no organismo?

O problema é que a grande parte das pessoas já está com disbiose (alteração da flora intestinal) devido a maus hábitos, como consumo excessivo de álcool, cigarro e má alimentação. Assim, seria indicada a suplementação para correção do distúrbio já instalado.

Achamos os probióticos concentrados em forma de cápsula, por exemplo? Elas são manipuladas ou podemos facilmente achá-las em uma farmácia?

Podem ser encontrados em pó ou em cápsulas. Tanto em drogarias ou na manipulação, onde é possível escolher quais cepas você quer utilizar em determinado paciente.

Os probióticos podem ser tomados durante "toda a vida" ou existem contra-indicações de uso?

Seguindo recomendação de nutricionista ou médico para avaliar mudanças durante o uso.

Muitos médicos dizem que se você regular o seu intestino com "remédios" por muito tempo ele pode se acostumar aos remédios e não funcionar mais sem eles. Isso é verdade?

A verdade é que o intestino deixa de funcionar bem por algum motivo. Enquanto isso não for corrigido, o efeito é de uma solução temporária.



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post92