Kefir BR

Kefir BR

As bactérias probióticas que fazem bem

O nosso trato gastrointestinal é colonizado por diversas bactérias, que é chamado de “flora intestinal”. Esses microrganismos atuam em funções fisiológicas essenciais para nosso organismo.
É normal que em nossa flora intestinal nem todas as bactérias sejam benéficas. Um organismo equilibrado teria em torno de 85% de bactérias boas e 15% de bactérias ruins.
Entretanto, alguns fatores podem reduzir o número de bactérias benéficas e aumentar as bactérias ruins, como alimentação desequilibrada, estresse, uso de antibióticos com frequência e doenças.
Alimentos que contém bactérias vivas, como iogurtes e kefir, são probióticos. Eles estimulam a proliferação das bactérias benéficas em detrimento das bactérias prejudiciais, equilibrando a flora intestinal e reforçando os mecanismos de defesa do nosso corpo.

Como saber se o kefir morreu

ProbióticosPosted by Kefir BR Sep 26, 2017 15:17:59
O kefir é uma colônia de microrganismos/bactérias boas para a saúde humana, sendo eles o lactobacilos e leveduras, capazes de fermentar quando associados ao leite, produzindo então uma bebida saudável e refrescante, além de todos os benefícios. Mas como saber se kefir morreu?

Kefir morrendo

Estamos fazendo o nosso kefir, o nosso iogurte líquido com os grãos de kefir e um pouco de leite. Pegamos nos grãos e eles começam a esfarelar. Paramos um pouco e percebemos que isso não é normal, geralmente até têm uma consistência meio rija embora lodosa mas não esfarelam. Bem se isso acontecer, lamento informar mas realmente o seu kefir pode estar morrendo. Quando ele perde a sua consistência normal significa que está em processo de decomposição, está ficando podre, e o melhor será não usar ele para produzir o iogurte. Está na hora de procurar outros grãos.

Outra forma de saber se ele está morto é pelo cheiro. Estamos de novo preparando tudo, o leite para colocar os grãos fermentando e eis que vamos pegar no frasco com os grãos de kefir e um cheiro muito forte (de coisa podre) começa a sair dali. Parece que algo morto está nesse frasco. Se esse cheiro existe é porque o nosso kefir, nossos grãos, colônias de microrganismos e bactérias boas está podre. Morreu.

Kefir de água

Existem pessoas que preferem a bebida kefir em vez de leite com água. Quando fazemos kefir com água é mais fácil perceber se ele está morto ou não. Mesmo por vezes não apresentando o cheiro azedo e podre, ele pode estar morto sem sabermos. Mas com a água é fácil identificar o estado dele. Basta ficar atento às bolhas de ar. Se houver formação de bolhas, o nosso kefir está bom ótimo, mas se realmente não existirem bolhas e o produto não estiver fermentado muito provavelmente seu kefir morreu. .

Conservando o kefir

Para evitar que o kefir morra basta deixá-lo se alimentando continuamente. Como fazer isso? É simples. Primeiro que tudo prepare um frasco de vidro ou de plástico. Coloque os grãos de kefir no frasco e adicione um pouco de leite. Não precisa de ser a quantidade necessária para fazer a bebida. Basta um pouco de leite para que os grãos se consigam alimentar. E coloque à temperatura ambiente. Vá trocando o leite todos os dias e lavando o frasco, com sabão neutro e enxague bem, porque normalmente a água da torneira é tratada com cloro que pode matar os grãos de kefir. Se for de férias alguns dias coloque mais leite no frasco e deixe ele na geladeira. Vai diminuir a necessidade de alimento dos grãos e durarão mais tempo, cerca de uma semana, no entanto não deixe mais de 3 semanas neste estado.



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post119