Kefir BR

Kefir BR

As bactérias probióticas que fazem bem

O nosso trato gastrointestinal é colonizado por diversas bactérias, que é chamado de “flora intestinal”. Esses microrganismos atuam em funções fisiológicas essenciais para nosso organismo.
É normal que em nossa flora intestinal nem todas as bactérias sejam benéficas. Um organismo equilibrado teria em torno de 85% de bactérias boas e 15% de bactérias ruins.
Entretanto, alguns fatores podem reduzir o número de bactérias benéficas e aumentar as bactérias ruins, como alimentação desequilibrada, estresse, uso de antibióticos com frequência e doenças.
Alimentos que contém bactérias vivas, como iogurtes e kefir, são probióticos. Eles estimulam a proliferação das bactérias benéficas em detrimento das bactérias prejudiciais, equilibrando a flora intestinal e reforçando os mecanismos de defesa do nosso corpo.

Kombucha - Perguntas frequentes (FAQ)

ProbióticosPosted by Kefir BR Sep 19, 2017 11:47:11

O que é Kombucha?

Kombucha é um chá fermentado feito com a cultura inicial (cogumelo, cultura mãe, scoby, etc), sendo o chá preparado com açúcar e um pouco do Kombucha já pronto, fermentado num lote anterior. Kombucha contém alto número de vitaminas, particularmente vitaminas B.

Qual é o gosto do chá Kombucha?

Kombucha tem um sabor terroso, que pode variar muito, dependendo do período de tempo que fermenta, 7-30 dias. Para um sabor suave, o Kombucha é fermentado por um tempo mais curto. Para um sabor mais ousado, mais vinagrado, a fermentação é feita por um período maior.

Posso fazer o meu Kombucha caseiro ter o sabor parecido com os comprados em lojas?

Sim, experimentando tipos de chá, tempo de fermentação e aditivos de sabor (frutas, suco, gengibre, etc.) você pode inventar seus próprios sabores de Kombucha.

Quais ingredientes para fazer a cultura de Kombucha?

As culturas iniciais de kombucha são cultivadas e embaladas em uma instalação de processamento de alimentos usando água filtrada, açúcar orgânico e chá.

As culturas Kombucha contém glúten, laticínios e produtos de origem animal?

Não, as culturas Kombucha só contêm chá, açúcar orgânico, e água filtrada.

As culturas Kombucha são reutilizáveis? Quanto tempo vai durar a cultura?

Sim, culturas de Kombucha saudáveis e adequadas podem ser reutilizadas muitas vezes. As culturas vão se multiplicando e conforme a prática do produtor, pode-se reciclar ou compostar culturas mais antigas depois de alguns meses ou mais cedo.

Nota: Pode levar vários lotes para um novo scoby se formar após a reidratação inicial. Com cuidado, você deve ser capaz de continuar a usar a mesma cultura Kombucha até o momento que um novo scoby se formar.

Sendo necessário transportar culturas Kombucha, por que é melhor desidratar?

Porque desidratando as culturas, elas permanecem estáveis e, portanto, fazem a viagem com mais segurança. Levamos a sua segurança a sério.

As culturas iniciais de Kombucha se multiplicam?

Sim. Cada vez que você preparar um lote de chá Kombucha uma nova cultura irá formar. A cultura original (a cultura mãe) e a nova cultura (o bebê) podem ser usadas para preparar um novo lote de chá Kombucha.

Nota: Pode levar vários lotes para um bebê formar após a reidratação inicial.

Quanto tempo devo fermentar o meu Kombucha?

Kombucha pode ser fermentado de 7 a 30 dias, dependendo da preferência pessoal. Um tempo de infusão mais longo resulta em menos açúcar e uma bebida mais aromatizada e vinagrada. Tenha em mente que a temperatura influencia na agilidade da fermentação do Kombucha.

Como posso reduzir a quantidade de açúcar no Kombucha pronto?

Um processo de fermentação mais longo irá reduzir a quantidade de açúcar no produto final. No final de um período de fermentação de 30 dias, existe geralmente muito pouco açúcar remanescente. Comece com a quantidade necessária de açúcar, para garantir que o scoby tenha comida suficiente para desenvolver corretamente.

Posso usar menos açúcar ou alterar qualquer ingrediente usado para fazer Kombucha?

Nós recomendamos fortemente utilizar chá, açúcar, água e a amostra do Kombucha pronto nas proporções indicadas nas instruções. Estas proporções trazem o equilíbrio adequado, o que diminui a possibilidade de desenvolvimento de mofo ou deterioração do lote. E também ajuda a garantir o scoby obtém comida suficiente para crescer adequadamente.

Posso usar um recipiente de plástico para preparar Kombucha e garrafas de plástico para armazená-lo?

Recomendamos recipientes de vidro quando se trabalha com culturas iniciais, devido ao potencial do plástico para disseminar produtos químicos indesejáveis. Além disso, o plástico é mais facilmente danificado, muitas vezes sem o seu conhecimento, o que pode resultar em bactérias ocultas que podem interromper o processo de cultivo.

Que proporção de suco para Kombucha devo usar para a segunda fermentação (para adicionar sabor)?

Para uma segunda fermentação, uma proporção de 20% de suco e 80% de kombucha geralmente funciona bem. Você também pode experimentar com outras proporções para alterar o sabor.

Como posso aumentar a carbonatação do meu Kombucha?

Engarrafar o Kombucha em um frasco hermético ajuda a aumentar a carbonatação.

Existe algum perigo de o recipiente de vidro explodir sob a pressão de carbonatação ao engarrafar Kombucha?

Embora seja possível que as garrafas explodam, é mais comum que as tampas voem, particularmente quando são abertas. Recomendamos que mantenha a mão inteira sobre a tampa do recipiente ao abri-la. Verifique se há fraturas ou imperfeições no recipiente antes de usar para engarrafar.

Posso fazer um novo lote de Kombucha sem o chá pronto de um lote anterior?

Sim, você pode usar uma porção igual de vinagre branco destilado no lugar. Alternativamente, você pode utilizar um chá Kombucha sem sabor, que pode ser comprado em lojas de alimentos e bebidas saudáveis. Entretanto, ao ativar um scoby desidratado, use somente o vinagre branco destilado.

Posso cultivar meu chá Kombucha em um armário, ou numa janela, etc?

Fermentar o chá kombucha em um armário é perfeitamente recomendável. No entanto, não coloque o Kombucha na luz solar. É importante manter fermentação fora da luz solar direta e longe de calor ou frio excessivo.

O Kombucha pronto contém álcool?

Sim, como acontece com todos os alimentos cultivados e fermentados, uma pequena quantidade de álcool natural está tipicamente presente no produto final. Embora a quantidade contida em Kombucha varie de lote para lote, a quantidade deve ser muito pequena.

Se eu estou fazendo outros alimentos utilizando culturas (iogurte, fermento, Kombucha, etc), quão distante eu preciso para manter as culturas?

Sugerimos manter uma distância de pelo menos 1 metro e meio entre os itens. Quando seus itens cultivados estão sendo armazenados na geladeira com tampas apertadas, não há necessidade de manter distância entre eles.

Quais sinais devo notar para determinar se o Kombucha está cultivando corretamente?

Alguns bons sinais que o processo de fermentação do Kombucha está prosseguindo normalmente incluem a formação de uma cultura nova na superfície do líquido, o desenvolvimento de partículas de levedura fibrosa na na cor marrom, e o líquido que se torna menos doce e mais avinagrado.

NOTA: Para o lote inicial quando se utiliza uma cultura desidratada, pode não haver sinais visíveis de cultura. A melhor maneira de verificar o progresso da fermentação é testar o aroma e o sabor.

Por que eu precisaria coar o Kombucha pronto?

Coar o Kombucha finalizado não é necessário. Alguns preferem coar seu chá antes de bebê-lo para filtrar as partículas do fermento assim como as partículas de culturas novo scoby que podem se formar.

Minha Kombucha está fermentando por um período de tempo e agora está desenvolvendo uma camada turva no topo. Isso é normal?

Sim. A camada branca e nebulosa é o início de uma nova cultura. A formação de um novo scoby é um sinal de que o seu lote de Kombucha está fermentando adequadamente.

Minha Kombucha está fermentando por um período de tempo e agora está desenvolvendo partículas marrons fibrosas. Isso é normal?

As partículas marrons são fragmentos de levedura e são inofensivas. Eles são um subproduto natural do processo de fermentação. Você pode coar quando o Kombucha estiver pronto.

Minha cultura Kombucha afundou para o fundo do meu recipiente, está flutuando lateralmente, subiu para o topo do líquido, etc. Isso é normal?

Dependendo de vários fatores, a cultura pode afundar, flutuar ou sentar lateralmente. Qualquer um destes é normal e não afetará o processo de fermentação.

A nova cultura do Kombucha parece ter flutuado para acima do líquido do recipiente. Isso afetará o processo de fermentação?

Ter a nova cultura acima do líquido no recipiente não afeta o processo de fermentação.

Eu tenho armazenado um lote de Kombucha já pronto por alguns dias e parece estar desenvolvendo uma massa gelatinosa no topo. Isso é normal? O que é isso?

A massa gelatinosa é o início de uma nova cultura de Kombucha. Mesmo depois que a cultura principal do Kombucha é removida, ainda permanece cheio do fermento vivo e das bactérias que continuam a fermentar lentamente. Como resultado, a Kombucha ociosa acabará por formar uma nova cultura.

Uma das minhas culturas Kombucha tem um buraco ou é dividido em pedaços porque eu tive que separá-lo da cultura mãe. Ainda posso usá-lo?

As culturas vão funcionar muito bem mesmo com buracos ou se eles foram rasgados pela metade.

O tamanho da cultura Kombucha é importante em relação à quantidade de Kombucha que eu vou preparar?

Não, mesmo uma pequena cultura Kombucha fermentará efetivamente um galão cheio de chá. Nós recomendamos usar uma cultura ou um pedaço de uma cultura. A cultura deve ter pelo menos 2,5cm de diâmetro.

Fonte: http://www.culturesforhealth.com/learn/kombucha/kombucha-tea-frequently-asked-questions-faq/



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post118