Kefir BR

Kefir BR

As bactérias probióticas que fazem bem

O nosso trato gastrointestinal é colonizado por diversas bactérias, que é chamado de “flora intestinal”. Esses microrganismos atuam em funções fisiológicas essenciais para nosso organismo.
É normal que em nossa flora intestinal nem todas as bactérias sejam benéficas. Um organismo equilibrado teria em torno de 85% de bactérias boas e 15% de bactérias ruins.
Entretanto, alguns fatores podem reduzir o número de bactérias benéficas e aumentar as bactérias ruins, como alimentação desequilibrada, estresse, uso de antibióticos com frequência e doenças.
Alimentos que contém bactérias vivas, como iogurtes e kefir, são probióticos. Eles estimulam a proliferação das bactérias benéficas em detrimento das bactérias prejudiciais, equilibrando a flora intestinal e reforçando os mecanismos de defesa do nosso corpo.

Como saber se o kefir morreu

ProbióticosPosted by Kefir BR Sep 26, 2017 15:17:59
O kefir é uma colônia de microrganismos/bactérias boas para a saúde humana, sendo eles o lactobacilos e leveduras, capazes de fermentar quando associados ao leite, produzindo então uma bebida saudável e refrescante, além de todos os benefícios. Mas como saber se kefir morreu?

Kefir morrendo

Estamos fazendo o nosso kefir, o nosso iogurte líquido com os grãos de kefir e um pouco de leite. Pegamos nos grãos e eles começam a esfarelar. Paramos um pouco e percebemos que isso não é normal, geralmente até têm uma consistência meio rija embora lodosa mas não esfarelam. Bem se isso acontecer, lamento informar mas realmente o seu kefir pode estar morrendo. Quando ele perde a sua consistência normal significa que está em processo de decomposição, está ficando podre, e o melhor será não usar ele para produzir o iogurte. Está na hora de procurar outros grãos.

Outra forma de saber se ele está morto é pelo cheiro. Estamos de novo preparando tudo, o leite para colocar os grãos fermentando e eis que vamos pegar no frasco com os grãos de kefir e um cheiro muito forte (de coisa podre) começa a sair dali. Parece que algo morto está nesse frasco. Se esse cheiro existe é porque o nosso kefir, nossos grãos, colônias de microrganismos e bactérias boas está podre. Morreu.

Kefir de água

Existem pessoas que preferem a bebida kefir em vez de leite com água. Quando fazemos kefir com água é mais fácil perceber se ele está morto ou não. Mesmo por vezes não apresentando o cheiro azedo e podre, ele pode estar morto sem sabermos. Mas com a água é fácil identificar o estado dele. Basta ficar atento às bolhas de ar. Se houver formação de bolhas, o nosso kefir está bom ótimo, mas se realmente não existirem bolhas e o produto não estiver fermentado muito provavelmente seu kefir morreu. .

Conservando o kefir

Para evitar que o kefir morra basta deixá-lo se alimentando continuamente. Como fazer isso? É simples. Primeiro que tudo prepare um frasco de vidro ou de plástico. Coloque os grãos de kefir no frasco e adicione um pouco de leite. Não precisa de ser a quantidade necessária para fazer a bebida. Basta um pouco de leite para que os grãos se consigam alimentar. E coloque à temperatura ambiente. Vá trocando o leite todos os dias e lavando o frasco, com sabão neutro e enxague bem, porque normalmente a água da torneira é tratada com cloro que pode matar os grãos de kefir. Se for de férias alguns dias coloque mais leite no frasco e deixe ele na geladeira. Vai diminuir a necessidade de alimento dos grãos e durarão mais tempo, cerca de uma semana, no entanto não deixe mais de 3 semanas neste estado.



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post119

Kombucha - Perguntas frequentes (FAQ)

ProbióticosPosted by Kefir BR Sep 19, 2017 11:47:11

O que é Kombucha?

Kombucha é um chá fermentado feito com a cultura inicial (cogumelo, cultura mãe, scoby, etc), sendo o chá preparado com açúcar e um pouco do Kombucha já pronto, fermentado num lote anterior. Kombucha contém alto número de vitaminas, particularmente vitaminas B.

Qual é o gosto do chá Kombucha?

Kombucha tem um sabor terroso, que pode variar muito, dependendo do período de tempo que fermenta, 7-30 dias. Para um sabor suave, o Kombucha é fermentado por um tempo mais curto. Para um sabor mais ousado, mais vinagrado, a fermentação é feita por um período maior.

Posso fazer o meu Kombucha caseiro ter o sabor parecido com os comprados em lojas?

Sim, experimentando tipos de chá, tempo de fermentação e aditivos de sabor (frutas, suco, gengibre, etc.) você pode inventar seus próprios sabores de Kombucha.

Quais ingredientes para fazer a cultura de Kombucha?

As culturas iniciais de kombucha são cultivadas e embaladas em uma instalação de processamento de alimentos usando água filtrada, açúcar orgânico e chá.

As culturas Kombucha contém glúten, laticínios e produtos de origem animal?

Não, as culturas Kombucha só contêm chá, açúcar orgânico, e água filtrada.

As culturas Kombucha são reutilizáveis? Quanto tempo vai durar a cultura?

Sim, culturas de Kombucha saudáveis e adequadas podem ser reutilizadas muitas vezes. As culturas vão se multiplicando e conforme a prática do produtor, pode-se reciclar ou compostar culturas mais antigas depois de alguns meses ou mais cedo.

Nota: Pode levar vários lotes para um novo scoby se formar após a reidratação inicial. Com cuidado, você deve ser capaz de continuar a usar a mesma cultura Kombucha até o momento que um novo scoby se formar.

Sendo necessário transportar culturas Kombucha, por que é melhor desidratar?

Porque desidratando as culturas, elas permanecem estáveis e, portanto, fazem a viagem com mais segurança. Levamos a sua segurança a sério.

As culturas iniciais de Kombucha se multiplicam?

Sim. Cada vez que você preparar um lote de chá Kombucha uma nova cultura irá formar. A cultura original (a cultura mãe) e a nova cultura (o bebê) podem ser usadas para preparar um novo lote de chá Kombucha.

Nota: Pode levar vários lotes para um bebê formar após a reidratação inicial.

Quanto tempo devo fermentar o meu Kombucha?

Kombucha pode ser fermentado de 7 a 30 dias, dependendo da preferência pessoal. Um tempo de infusão mais longo resulta em menos açúcar e uma bebida mais aromatizada e vinagrada. Tenha em mente que a temperatura influencia na agilidade da fermentação do Kombucha.

Como posso reduzir a quantidade de açúcar no Kombucha pronto?

Um processo de fermentação mais longo irá reduzir a quantidade de açúcar no produto final. No final de um período de fermentação de 30 dias, existe geralmente muito pouco açúcar remanescente. Comece com a quantidade necessária de açúcar, para garantir que o scoby tenha comida suficiente para desenvolver corretamente.

Posso usar menos açúcar ou alterar qualquer ingrediente usado para fazer Kombucha?

Nós recomendamos fortemente utilizar chá, açúcar, água e a amostra do Kombucha pronto nas proporções indicadas nas instruções. Estas proporções trazem o equilíbrio adequado, o que diminui a possibilidade de desenvolvimento de mofo ou deterioração do lote. E também ajuda a garantir o scoby obtém comida suficiente para crescer adequadamente.

Posso usar um recipiente de plástico para preparar Kombucha e garrafas de plástico para armazená-lo?

Recomendamos recipientes de vidro quando se trabalha com culturas iniciais, devido ao potencial do plástico para disseminar produtos químicos indesejáveis. Além disso, o plástico é mais facilmente danificado, muitas vezes sem o seu conhecimento, o que pode resultar em bactérias ocultas que podem interromper o processo de cultivo.

Que proporção de suco para Kombucha devo usar para a segunda fermentação (para adicionar sabor)?

Para uma segunda fermentação, uma proporção de 20% de suco e 80% de kombucha geralmente funciona bem. Você também pode experimentar com outras proporções para alterar o sabor.

Como posso aumentar a carbonatação do meu Kombucha?

Engarrafar o Kombucha em um frasco hermético ajuda a aumentar a carbonatação.

Existe algum perigo de o recipiente de vidro explodir sob a pressão de carbonatação ao engarrafar Kombucha?

Embora seja possível que as garrafas explodam, é mais comum que as tampas voem, particularmente quando são abertas. Recomendamos que mantenha a mão inteira sobre a tampa do recipiente ao abri-la. Verifique se há fraturas ou imperfeições no recipiente antes de usar para engarrafar.

Posso fazer um novo lote de Kombucha sem o chá pronto de um lote anterior?

Sim, você pode usar uma porção igual de vinagre branco destilado no lugar. Alternativamente, você pode utilizar um chá Kombucha sem sabor, que pode ser comprado em lojas de alimentos e bebidas saudáveis. Entretanto, ao ativar um scoby desidratado, use somente o vinagre branco destilado.

Posso cultivar meu chá Kombucha em um armário, ou numa janela, etc?

Fermentar o chá kombucha em um armário é perfeitamente recomendável. No entanto, não coloque o Kombucha na luz solar. É importante manter fermentação fora da luz solar direta e longe de calor ou frio excessivo.

O Kombucha pronto contém álcool?

Sim, como acontece com todos os alimentos cultivados e fermentados, uma pequena quantidade de álcool natural está tipicamente presente no produto final. Embora a quantidade contida em Kombucha varie de lote para lote, a quantidade deve ser muito pequena.

Se eu estou fazendo outros alimentos utilizando culturas (iogurte, fermento, Kombucha, etc), quão distante eu preciso para manter as culturas?

Sugerimos manter uma distância de pelo menos 1 metro e meio entre os itens. Quando seus itens cultivados estão sendo armazenados na geladeira com tampas apertadas, não há necessidade de manter distância entre eles.

Quais sinais devo notar para determinar se o Kombucha está cultivando corretamente?

Alguns bons sinais que o processo de fermentação do Kombucha está prosseguindo normalmente incluem a formação de uma cultura nova na superfície do líquido, o desenvolvimento de partículas de levedura fibrosa na na cor marrom, e o líquido que se torna menos doce e mais avinagrado.

NOTA: Para o lote inicial quando se utiliza uma cultura desidratada, pode não haver sinais visíveis de cultura. A melhor maneira de verificar o progresso da fermentação é testar o aroma e o sabor.

Por que eu precisaria coar o Kombucha pronto?

Coar o Kombucha finalizado não é necessário. Alguns preferem coar seu chá antes de bebê-lo para filtrar as partículas do fermento assim como as partículas de culturas novo scoby que podem se formar.

Minha Kombucha está fermentando por um período de tempo e agora está desenvolvendo uma camada turva no topo. Isso é normal?

Sim. A camada branca e nebulosa é o início de uma nova cultura. A formação de um novo scoby é um sinal de que o seu lote de Kombucha está fermentando adequadamente.

Minha Kombucha está fermentando por um período de tempo e agora está desenvolvendo partículas marrons fibrosas. Isso é normal?

As partículas marrons são fragmentos de levedura e são inofensivas. Eles são um subproduto natural do processo de fermentação. Você pode coar quando o Kombucha estiver pronto.

Minha cultura Kombucha afundou para o fundo do meu recipiente, está flutuando lateralmente, subiu para o topo do líquido, etc. Isso é normal?

Dependendo de vários fatores, a cultura pode afundar, flutuar ou sentar lateralmente. Qualquer um destes é normal e não afetará o processo de fermentação.

A nova cultura do Kombucha parece ter flutuado para acima do líquido do recipiente. Isso afetará o processo de fermentação?

Ter a nova cultura acima do líquido no recipiente não afeta o processo de fermentação.

Eu tenho armazenado um lote de Kombucha já pronto por alguns dias e parece estar desenvolvendo uma massa gelatinosa no topo. Isso é normal? O que é isso?

A massa gelatinosa é o início de uma nova cultura de Kombucha. Mesmo depois que a cultura principal do Kombucha é removida, ainda permanece cheio do fermento vivo e das bactérias que continuam a fermentar lentamente. Como resultado, a Kombucha ociosa acabará por formar uma nova cultura.

Uma das minhas culturas Kombucha tem um buraco ou é dividido em pedaços porque eu tive que separá-lo da cultura mãe. Ainda posso usá-lo?

As culturas vão funcionar muito bem mesmo com buracos ou se eles foram rasgados pela metade.

O tamanho da cultura Kombucha é importante em relação à quantidade de Kombucha que eu vou preparar?

Não, mesmo uma pequena cultura Kombucha fermentará efetivamente um galão cheio de chá. Nós recomendamos usar uma cultura ou um pedaço de uma cultura. A cultura deve ter pelo menos 2,5cm de diâmetro.

Fonte: http://www.culturesforhealth.com/learn/kombucha/kombucha-tea-frequently-asked-questions-faq/



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post118

Mecanismos de ação das Cepas Probióticas

ProbióticosPosted by Kefir BR Oct 28, 2016 22:27:21

Bifidobacterium bifidum - o probiótico mais dominante em crianças e no intestino grosso. Apoia a produção de vitaminas no intestino, inibe bactérias nocivas, apoia a resposta do sistema imunológico e evitar a diarreia.

Bifidobacterium longum - suporta a função de fígado, reduz a inflamação, remove chumbo e metais pesados.

Bifidobacterium breve - ajuda a colonizar comunidade intestino saudável e multidão as bactérias ruins.

Bifidobacterium infantis - alivia os sintomas da SII, diarréia e constipação.

Lactobacillus casei - apoia a imunidade, inibe h. pylori e ajuda a combater infecções.

Lactobacillus acidophilus - alivia gás, inchaço, melhora a intolerância à lactose.Mostrado 61 por cento de redução em e. coli, níveis mais baixos de colesterol e criação de vitamina K. Além disso, importantes na resistência imunológica GALT.

Lactobacillus bulgaricus - um poderoso estirpe probiótica que foi mostrado para combater as bactérias nocivas que invade o sistema digestivo e é suficientemente estável para suportar os sucos digestivos ácidas do estômago. É também neutraliza toxinas e naturalmente produz os seus próprios antibióticos.

Lactobacillus brevis - mostrado para sobreviver no tracto GI, aumentar a imunidade celular, células natural T-assassinas melhoradas e matar h. pylori bactérias.

Lactobacillus rhamnosus - suporta equilíbrio bacteriano e suporta uma pele saudável.Ajuda a combater infecções do trato urinário, infecções respiratórias, e reduzir a ansiedade, reduzindo os hormônios do estresse e receptores de neurotransmissores GABA. Além disso, sobrevive tracto GI.

Bacillus subtilis - um probiótico endospore que é resistente ao calor. Provoca uma resposta imune potente e suporta GALT. 15,16 suprime o crescimento de bactérias ruins, como salmonelas e outros agentes patogênicos.

Bacillus coagulans - um probiótico endospore que é resistente ao calor e melhora a absorção de nutrientes. Também tem sido mostrado para reduzir a inflamação e sintomas da artrite.

Saccharomyces boulardii - uma cepa probiótica de levedura que restaura a flora natural do intestino grosso e delgado e melhora o crescimento celular intestinal. Tem-se revelado eficazes no tratamento da doença inflamatória do intestino como a doença de Crohn . Tem sido demonstrado que têm efeitos anti-toxina , ser antimicrobiana, e reduzir a inflamação.



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post113

7 razões para beber Kombucha todos os dias

ProbióticosPosted by Kefir BR Oct 28, 2016 22:18:06

Conhecido como o "Saúde Elixir Imortal" pelos chineses e originários do Extremo Oriente cerca de 2.000 anos atrás, kombucha é uma bebida com enormes benefícios para a saúde .

Kombucha é uma bebida fermentada de chá preto e açúcar (a partir de várias fontes, incluindo o açúcar de cana, frutas ou mel) que é usado como um funcional alimentos .Ele contém uma colónia de bactérias e de leveduras que são responsáveis pela iniciação do processo de fermentação, uma vez combinadas com açúcar. Depois de ser fermentado, torna-se kombucha carbonatada e contém vinagre, B-vitaminas, enzimas,probióticos e uma elevada concentração de ácido (acético, láctico e glucónico), que estão ligados com os seguintes efeitos:

A solução cana-de-chá é fermentado por bactérias e leveduras comumente conhecido como um " scoby " (colónia simbiótica de bactérias e leveduras). Embora geralmente é feito com chá preto, kombucha também pode ser feita com chá verde também.

Beneficios Probióticos do Kombucha

Um artigo publicado na revista Food Microbiology estabelecido que os seguintes probióticos compõem este elixir da saúde:

  • Gluconacetobacter (> 85 por cento na maioria das amostras)
  • Acetobacter (<2 por cento)
  • Lactobacillus (até 30 por cento em algumas amostras)
  • Zygosaccharomyces (> 95 por cento)

Em última análise, este cocktail de boas bactérias interagem entre si de uma forma única para produzir alguns benefícios para a saúde inacreditável para quem o bebe.

7 Benefícios Kombucha Saúde

Em pesquisa publicada no Journal of Medicinal Food 2014, pesquisadores da Universidade da Letónia dizer o seguinte sobre os benefícios de saúde de kombucha:

Mostra-se que [kombucha] pode eficientemente agir de preservação da saúde e recuperação devido a quatro propriedades principais: desintoxicação, anti-oxidação, potências energizantes, e promoção de aumentar a imunidade.

Nós concordamos! Na verdade, segundo a pesquisa, existem cinco principais benefícios de saúde de kombucha.

1. Desintoxicação

A capacidade de desintoxicação de kombucha é imensa. Um exemplo perfeito é na sua capacidade para neutralizar a toxicidade das células do fígado.

Num estudo, as células hepáticas foram protegidos contra a lesão oxidativa e, na verdade, mantiveram a sua fisiologia normal, apesar de serem expostos a um toxina! De acordo com os pesquisadores, este era "provavelmente devido à sua actividade antioxidante e poderia ser benéfico contra doenças do fígado, onde o stress oxidativo é conhecida por desempenhar um papel crucial."

2. Digestão

Naturalmente, o antioxidante destreza deste chá antigo neutraliza radicais livres que criam desordem no sistema digestivo. No entanto, a maior kombucha razão suporta a digestão é por causa de seus altos níveis de ácidos benéficos, probióticos e enzimas.

Algumas pesquisas tem mostrado capacidade de kombucha para prevenir e curarintestino gotejante e úlceras estomacais . Nenhuma surpresa para nós, em alguns casos, é mesmo provou ser tão eficaz como drogas como Prilosec, que são comumente prescritos para a azia, GERD e úlceras.

Kombucha também pode ajudar a curar levedura Candida da superpopulação dentro do intestino, porque ajuda a restaurar o equilíbrio do sistema digestivo. Kombucha é uma ótima maneira de combater candida porque contém culturas probióticas vivas que ajudam o intestino a repovoar com boas bactérias, enquanto evicção a levedura Candida. Kombucha tem as bactérias, mas estes não são bactérias patógenos prejudiciais, em vez disso eles são o tipo benéficos (chamado "apathogens") que competem com "más" bactérias patógeno no intestino e do trato digestivo.

Uma coisa a mencionar aqui é que candida ou outros problemas digestivos pode às vezes ser questões complicadas para corrigir e sintomas pode realmente piorar antes de melhorar. Isso não significa que kombucha não é eficaz ou está a exacerbar o problema, assim que os problemas intestinais não são sempre um caminho direto para a cura e, por vezes, um pouco de paciência ou tentativa e erro é necessária.

3. Energia

A capacidade do Kombucha para revigorar as pessoas é creditado à formação de ferro que é liberado a partir do chá preto durante o processo de fermentação. Além disso, contém um pouco de cafeína (embora em muito pequenas quantidades) e B-vitaminas, que pode energizar o corpo.

Através de um processo especial conhecido como quelação , o ferro liberado ajuda a aumentar a hemoglobina no sangue, melhorando a oferta de oxigênio para os tecidos e estimular o processo de produção de energia a nível celular. Em outras palavras, ajudando o corpo a criar mais energia (ATP), o antigo chá pode ajudar aqueles que regularmente beber ficar energizado.

4. Saúde Imune

O efeito global que tem kombucha para modular o sistema imunológico é melhor vista na sua capacidade para controlar os radicais livres por meio de medidas de antioxidantes.

Clinicamente comprovada para diminuir o stress oxidativo e imunossupressão relacionada, um poderoso antioxidante conhecido como D-sacárico ácido 1, 4-lactona(DSL) foi descoberto durante o processo de fermentação kombucha que não é encontrada no chá preto sozinho.

Os cientistas suspeitam que DSL ea vitamina C presente em kombucha são os seus principais segredos para proteger contra os danos celulares, doenças inflamatórias, tumores e depressão geral do sistema imunológico. Além disso, sabemos que os probióticos encontrados em kombucha apoiar o sistema imunológico.

5. Joint Care

Kombuchá pode ajudar a curar, reparar e prevenir danos nas articulações em um número de maneiras. Kombuchá é carregado com glucosaminas, que aumentam a produção de ácido hialurónico sinovial. Isto apoia a preservação de colágeno e previne dores artríticas . Da mesma forma que suporta colagénio articulação, que também suporta o colagénio de todo o corpo e reduz a aparência de rugas na pele.

6. Prevenção do Cancro

Kombucha é também benéfica para o cancro prevenção e recuperação. Um estudo publicado no Cancer Letters mostrou que o consumo de ácido glucárico encontrado em kombucha reduziu o risco de câncer em seres humanos.

Presidente Reagan, mesmo supostamente bebia kombucha diariamente como parte de seu regime de combater o câncer de estômago.

7. Perda de peso

Dados de um estudo em 2005 mostrou evidências de que kombucha melhora o metabolismo e limita o acúmulo de gordura.



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post112

Probióticos trazem efeitos colaterais?

ProbióticosPosted by Kefir BR Oct 28, 2016 22:11:29

Os efeitos colaterais conhecidos definem-se basicamente na diarreia. Isso se você tomar muito. Por isso é ideal começar com uma quantidade menor, como uma colher de sopa de kefir ou uma cápsula de probiótico por dia e somente aos poucos aumentar a dose (não excedendo um litro diário).

  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post111

Dicas de uso de Kefiraride ou soro do Kefir

ProbióticosPosted by Kefir BR Oct 16, 2016 12:34:33

Quando coamos o Kefir e deixamos ele descansar por algum tempo, podemos verificar a presença de um líquido amarelo que pode ficar tanto na superfície, no fundo ou mesmo no meio do pote. Esse líquido é o Kefiraride ou soro do Kefir, muito rico em kefiran – gel solúvel polissacarídeo presente nos grãos de kefir, composto por dois monossacarídeos, a glucose e a galactose, em proporções idênticas; é sintetizado pelas espécies de lactobacilos homofermentativos, incluindoLb.Kefiranofaciens e Lb. Kefiri – e que por isso, possui um papel importante na promoção da saúde.

O processo para se obter a Kefiraride é simples: Basta filtrar o kefir em um pano ou coador de café, de modo que somente o liquido passe. Deve-se deixar coando por 12 horas na geladeira para se obter uma quantidade satisfatória. Depois de coar o Kefir temos 2 subprodutos do Kefir: O creme de Kefir ( cheese cream) e a Kefiraride ( soro do leite).

Benefícios do Soro de Kefir na Saúde

O Kefiraride é bastante semelhante ao Whey Protein, já que ambos são derivados do leite, mas os benefícios do Kefiraride na saúde são muito mais abrangentes.

Kefir Vera” queimadura de sol – loção calmante e curativa:

Indicado para acalmar ao ardor das queimaduras:

  • Bata no liquidificador 1 parte kefiraride com 1 parte do gel da folha de Alloe Vera (Babosa) (remova a pele exterior da folha fresca. O restante é um gel de Alloe Vera).
  • Para cada 100ml da mistura de Alloe com Kefiraride, adicione 1 colher de sopa de azeite de olivas extra virgem e misture novamente por 30 segundos.
  • Coe com um pano ou um coador (misture bem antes de usar).

Modo de Aplicar: No primeiro dia se aplica 3 a 4 camadas de loção de “Kefir-Vera” sobre a pele afetada por queimadura de sol, deixando essa camada secar. Depois, é só aplicar uma vez ao dia. Depois de mais ou menos uma semana qualquer pele danificada devido à queimadura de sol, se recompõe e não ficará coçando, como aconteceria sem o uso desta loção.

Loção de barbear:
  • Em um liquidificador, misture 1 parte de kefiraride com 1 parte de gel da folha de Alloe Vera (Babosa), coe com um pano ou coador.

Modo de Aplicar: Passe no rosto e se barbeie. Retire o que sobrar da pele usando uma toalha molhada ou seca. O uso contínuo da loção de kefiraride, depois do barbear-se, melhora a pele agindo como um hidratante natural, reduzindo as erupções cutâneas ao barbear-se.

Lavando o rosto:
  • Adicione Kefiraride à água morna e use para lavar seu rosto. O Kefiraride atua ajudando a fechar os poros como um adstringente natural.
Lavagem natural de cabelo e anticaspa:
  • Use o Kefiraride para lavar seu cabelo, deixando-o sedoso, forte e saudável! Use o Kefiraride puro e morno e massageie o cabelo por mais ou menos 1 minuto. Repita o processo e enxágüe com a água limpa. Para um tratamento anticaspa, antes de enxaguar, deixe agir por mais ou menos 10 min.
Máscara para o rosto:
  • Misture o Kefiraride com qualquer receita de máscara facial. Também atua ajudando a fechar os poros como adstringente natural.
Controle da Cândida Albicans (causador da afta e vaginite):

A Dra. Orla Jenson, uma notável bacteriologista dinamarquesa, ressalta que o “Kefir digere as células de leveduras e tem um efeito benéfico na flora intestinal” de onde ele pode ser usado na prevenção e combate a Cândida. É pela mesma razão que muitas mulheres, nos Estados Unidos, usam yougurt natural (com lactobacilos vivos), como um poderoso agente anticândida no tratamento de candidíase vaginal, sendo muitas vezes um dos poucos que funcionam nos casos crônicos de resistência aos remédios da medicina alopática. Um estudo no Centro Médico Judeu em Nova York apresentou uma enorme redução na infestação de cândida vaginallis com o uso de probióticos.

Modo de Aplicar: O Kefiraride pode ser usado junto com uma trama de flor de calêndula, camomila, folha e ou raiz de “confrei” e chá de raiz de tumeric. Usar uma parte de Kefiraride com uma parte de chá dessas ervas. Adicione o kefiraride quando o chá estiver à temperatura do corpo.

Controle da Psoríase:

Kefiraride pode ser usado para ajudar no controle da psoríase (especialmente do couro cabeludo). Depois de lavar o cabelo, enxágüe com Kefiraride puro e deixe agir por mais ou menos 20 min. Enxágue o Kefiraride com água.

Soro de leite no feijão!

Usar na imersão de grãos, feijões e leguminosas para aumentar a sua digestibilidade e conteúdo nutricional, para neutralizar o ácido fítico e outros anti-nutrientes.

Muito se recomenda o consumo de grãos integrais, porem nas cascas desses, são ricas em fibras insolúveis, estes alimentos tende a conter um teor maior de ácido fítico.

A dica é deixar os grãos de molho em água morna acrescido do soro do leite de kefir por no mínimo uma noite; o molho neutraliza inibidores enzimáticos presente em todas as sementes e estimula a produção de outras enzimas benéficas, cuja ação aumenta a quantidade de vitaminas disponíveis, especialmente as do complexo B.

O ácido fítico provoca gases, “sequestra” minerais essenciais como o cálcio, magnésio, ferro e zinco e portanto pode contribuir para deficiência destes minerais em pessoas cuja dieta dependa de alimentos e que são ricos em ácido fítico, como fonte nutricional. Desta forma, o mesmo é um anti-nutriente. Para pessoas que já possuam um baixo consumo de minerais essenciais, seus efeitos podem ser indesejáveis.



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post106

O valor nutricional do Kefir

ProbióticosPosted by Kefir BR Oct 16, 2016 12:12:21
Os produtos lácteos como o kefir, oferecem muitos benefícios para a saúde. De acordo com o USDA, consumindo produtos lácteos tem sido associada a uma melhoria da saúde do osso, um risco reduzido de doença cardiovascular e diabetes de tipo 2 e diminuição da pressão arterial. Se você é intolerante à lactose, a escolha de formas de cultura de laticínios pode ser mais preferível porque a maioria ou a totalidade da lactose é consumido pela levedura e bactérias cultivadas amigável-intestinal.

Oferece grande quantidade de cálcio, potássio e vitamina D. O cálcio ajuda o corpo a desenvolver ossos e dentes fortes, e auxilia na manutenção da massa óssea. Potássio promove pressão sanguínea saudável, melhorando a função renal, reduzindo a chance de coágulos de sangue e manter os vasos sanguíneos abertos. A vitamina D ajuda o corpo a manter os níveis adequados de cálcio e fósforo, necessário para manter os ossos saudáveis.
Se você é intolerante à lactose também poderá consumir. A lactose é consumido pelas bactérias amigáveis ​​ao intestino e leveduras durante o processo de fermentação. Este alimento é rico em enzimas. Fornece uma proteína completa, minerais essenciais e é uma boa fonte de vitaminas do complexo B. Ao contrário de iogurte comum, que contém bactérias benéficas transitórios, as bactérias em kefir coloniza o trato intestinal, tornando-se uma excelente opção para aqueles que estiveram em tratamentos com antibióticos, ou sofrem de doenças imunológicas.

De acordo com Jillian Michaels, o especialista em saúde e bem estar, 1 xícara de kefir tradicional, feito com leite integral contém 150 calorias, 8 gramas de gordura (5 dos quais estão saturadas), 12 gramas de hidratos de carbono e 8 a 11 gramas de proteína. Para reduzir a quantidade de gorduras e calorias, considerar beber as variedades de baixo teor de gordura.



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post105

Quais são os cuidados que se deve ter com o kefir?

ProbióticosPosted by Kefir BR Oct 05, 2016 12:25:28
  1. O Kefir não pode ser manuseado com utensílios de metal ou ferro, já que ele reage com esses materiais. Prefira plástico, vidro, silicone ou Inox.
  2. Procure ter utensílios próprios para o Kefir, evitando assim contaminação.
  3. Os “bichinhos” podem morrer no contato com cloro, então cuidado quando higienizar seus utensílios, seque bem.
  4. A fermentação ocorre entre 15ºC e 45ºC.
  5. Para fermentar corretamente deixe fora da geladeira, tampado com um pano, de preferência em local quentinho.
  6. A fermentação solta gases que devem ser liberados, por isso não lacre o recipiente, tampe com algo poroso que permita a troca de ar com o ambiente.
  7. Não é necessário lavar a colônia.
  8. Tenha sempre uma muda congelada para qualquer imprevisto.
  9. O ciclo de fermentação pode e deve ser repetido para sempre.
  10. Quando sua colônia crescer doe o excedente e faça o próximo feliz :)


  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post104

Os produtos do Kefir tem baixo teor de carboidrato e podem ser considerados Low Carb!?

ProbióticosPosted by Kefir BR Oct 05, 2016 12:09:53
Sim. Durante a fermentação o kefir se alimenta do açúcar dos alimentos, o que tornará o produto final ainda mais interessante para pessoas que fazem uma alimentação Low Carb, já que o mesmo terá um baixíssimo teor de carboidratos.

  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post103

O que são “Lactobacilos Vivos” e pra que servem?

ProbióticosPosted by Kefir BR Sep 22, 2016 20:37:15

São bactérias dentro do nosso corpo nem sempre são sinal de doença. Muito pelo contrário: cada milímetro quadrado de um intestino saudável deve ter cerca de 10 bilhões de microorganismos vivendo nele para funcionar corretamente. Essa é a chamada flora intestinal, que, em muitos casos, têm seu número reduzido, seja por alguma enfermidade,má alimentação, alimentação industrializada ou seja pelo uso de antibióticos/remédios. Isso não apenas dificulta a digestão, como torna o aparelho digestivo vulnerável ao ataque de microorganismos nocivos.É aí que entram os tais lactobacilos, para ajudar a combater essa carência da flora intestinal. As bactérias do gênero lactobacillus não são as mais numerosas, mas têm uma grande vantagem: podem ser ingeridas e ainda chegar vivas ao intestino, atravessando sem problemas o estômago, ambiente ácido onde a maioria dos microorganismos não sobrevive. Uma vez no intestino, esses seres se reproduzem com grande rapidez e ainda criam um ambiente propício para que outras bactérias benignas possam se estabelecer ali. Como se não bastasse, eles produzem um muco que protege as vilosidades (pequenas dobraduras) intestinais e também sintetizam parte das vitaminas do complexo B de que necessitamos.

Na medicina, os probióticos são usados na prevenção e tratamento de doenças;vários estudos relatam os benefícios atribuídos aos probióticos na preservação da integridade intestinal e atenuação dos efeitos de doenças intestinais, como diarréia e doença intestinal inflamatória. “Há ainda evidências de que os probióticos estimulem a resposta imunológica, na modulação de reações alérgicas, na melhoria da saúde urogenital de mulheres e nos níveis sanguíneos de lipídeos”

A síntese de vitaminas do complexo B, absorção de cálcio, como imunomoduladores, a inibição da carcinogênese (tumores), a redução das concentrações de colesterol, e aumento da tolerância e digestibilidade da lactose também são alguns benefícios .

NOTA IMPORTANTE-Apesar dos muitos benefícios para a manutenção da saúde, o consumo de probióticos deve estar associado a hábitos de vida saudáveis. Converse com seu nutricionista ou médico antes de fazer qualquer alteração na sua alimentação. Siga uma dieta equilibrada e pratique exercícios físicos regularmente.



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post96

Meu kefir esta viscoso. E agora?

ProbióticosPosted by Kefir BR Sep 06, 2016 00:00:30

Não precisa se preocupar. Você não perdeu o seu kefir. Pelo contrário. É um sinal de que sua colônia esta saudável. Trata-se do Kefiran. Entenda o que é o kefiran.

Atualmente, o mecanismo envolvido na construção da estrutura bio-matriz (grãos), não é completamente entendida. Um gel solúvel polissacarídeo descoberto nos grãos de kefir foi o único elemento que recebeu seu próprio nome - kefiran (KFG-C). Os grãos de kefir secos, consistem numa matriz de aproximadamente 45% de kefiran. O polissacarídeo é composto de dois mono-sacarídeos, Glucose e Galactose em proporções quase iguais. Kefiran é produzido no centro dos grãos, sintetizado pelas espécies de lactobacilos homo fermentativos, incluindo Lb.Kefiranofaciens e Lb. Kefiri. Este lactobacilo em particular é encapsulado no centro dos grãos, onde as condições anaeróbicas são favoráveis à síntese do kefiran na presença do álcool etanol. Existem outros lactobacilos que produzem um polissacarídeo similar, Lb.sp.KPB-167B e Lb. brevis.

Estes, incluindo outras espécies de Lactobacilos, que produzem kefiran ou uma forma similar de polissacarídeos (com pequenas variações entre as proporções de glucose e galactose) podem ser os mecanismos responsáveis pela tendência natural dos grãos de se propagarem em estruturas fechadas. Possivelmente, por causa das diferentes pressões dos micróbios encapsulados, organizados em camadas específicas que se estendem através do centro da matriz.



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post89

Saiba como Acrescentar os probióticos em sua alimentação

ProbióticosPosted by Kefir BR Aug 18, 2016 21:30:52
Conheça melhor esses potentes estimulantes do sistema imunológico, que podem ser consumidos em todas as idades

No passado, a regra básica da boa alimentação era escolher ingredientes que suprissem as necessidades diárias de nutrientes. Com a evolução da nutrição, essa prática se aprimorou e, hoje, além de ser nutritiva, a dieta deve ser funcional, isto é, rica em alimentos cujos componentes influenciam determinadas funções orgânicas. O objetivo é garantir o bem-estar físico, mental e, principalmente, reduzir o risco de doenças. Entre os alimentos funcionais, os probióticos — termo que significa “a favor da vida” — chamam a atenção. Definidos como micro-organismos vivos (bactérias ou fungos), eles equilibram a flora intestinal, potencializando o sistema imunológico. Suzana Marta Isay Saad, farmacêutica- bioquímica e professora associada da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), diz que a introdução desses micro-organismos nas dietas tem a finalidade de melhorar a saúde. Há anos estudando o uso dos probióticos, a especialista explica que existem vários tipos deles, mas os mais utilizados são oslactobacilos e as bifidobactérias. “Os 56 tipos que pertencem ao primeiro grupo auxiliam na digestão da lactose (açúcar presente no leite), reduzem a constipação e a diarreia infantil e do viajante, previnem a salmonela, aliviando também a síndrome do intestino irritável. As bifidobactérias, com 29 espécies, estimulam o sistema imunológico, a produção de vitamina B, inibem a multiplicação de agentes causadores da doença, reduzem a concentração de amônia e colesterol no sangue, bem como ajudam no restabelecimento da flora, após uso de antibióticos”.
Mil e uma propriedades

As causas de tantos benefícios são as características desses micro organismos, hábeis na multiplicação das chamadas bactérias boas em detrimento da proliferação daquelas prejudiciais. A consequência para o organismo é o reforço dos mecanismos naturais de defesa. “Quanto maior a resistência gastrintestinal aos agentes causadores de doenças (patógenos), e quanto maior for a redução desses agentes por meio dos compostos antimicrobianos, maior será a promoção da digestão da lactose, o alívio da constipação, a absorção de minerais e também a produção de vitaminas”, explica Suzana. Diminuir o risco de câncer de cólon e de doenças cardiovasculares são alguns dos resultados de estudos científicos preliminares que justificam o entusiasmo pelos probióticos. Na prevenção do câncer, uma recente pesquisa dirigida por Ingrid Wollowski, publicada pelo The American Journal of Clinical Nutrition, revelou que esses micro organismos parecem neutralizar as mutações genéticas estimuladas pelos tumores. Outras investigações reconheceram o mérito dos probióticos na melhora da saúde urogenital das mulheres e nos níveis sanguíneos de lipídeos, além do controle da pressão sanguínea. Segundo Guilherme T. Araújo, médico residente de Nutrologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP — Ribeirão Preto, “as ações dos probióticos vão muito além.” Na opinião do nutrólogo, a principal função desses alimentos é diminuir reações alérgicas e doenças inflamatórias intestinais. “Se administrados na época correta, os probióticos podem diminuir o pH intestinal, estimular a produção de antibióticos naturais pelo organismo e melhorar a barreira intestinal, impedindo a passagem de bactérias do intestino para o sangue”, explica Araújo.



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post83

Calorias do kefir

ProbióticosPosted by Kefir BR Aug 18, 2016 21:18:42

O kefir é um alimento de baixa caloria. Em 100 gramas de grãos teremos 37 calorias. O kefir, após adicionado ao leite, terá outros valores calóricos, que vão variar entre os diferentes graus de gordura dos leites disponíveis. Nesse caso, cada 100 ml da mistura terá aproximadamente 90 calorias.
O kefir de água apresentará menor valor calórico ainda, dependendo apenas da quantidade de açúcar que for adicionada a ele.

  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post81

Diferenças entre grãos de Kefir de água e grãos de Kefir de leite

ProbióticosPosted by Kefir BR Aug 14, 2016 11:33:17

Hoje vamos responder uma pergunta bastante frequente. Há diferenças entre os grãos de kefir? A resposta é sim. Os grãos de Kefir de água fermentam na água com açúcar mascavo, podendo também ser cultivados em em água e coco e sucos naturais, enquanto que os grãos de Kefir de leite fermentam no leite, se alimentando da lactose nele presente. Os grãos de água são massas mucilaginosas transparentes e pequenas, que consistem em polissacarídeos (dextrans) com cadeias compostas apenas de glicose. Em um nível físico, são mais densos do que os grãos de Kefir de leite originais do Cáucaso, pois têm uma propriedade elástica que a estes falta. Os grãos de água são extremamente delicados, tendo uma tendência a lascar ou se cortar facilmente com qualquer aresta. Estes grânulos saltam quando deixados cair em uma superfície sólida, o que não acontece com os grãos de Kefir de leite. Os grãos de Kefir de água podem se multiplicar de forma acentuada, apesar de ocorrer grande flutuação na taxa de crescimento diário, que pode chegar até a 50% do seu volume, ao contrário do Kefir de leite, que demora um mês ou mais para que sua colônia dobre o tamanho.

  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post80

Como introduzir os probióticos na dieta das crianças

ProbióticosPosted by Kefir BR Jul 23, 2016 18:57:14

Com que idade uma criança pode começar a tomar os probióticos e em que quantidade?

Ela pode começar a tomar a partir um ano de vida ou a partir do momento que o pediatra introduzir alimentação pastosa, começando com 1 colher de sopa (15 g) e vai aumentando aos poucos.

Algumas pessoas não acham dificuldade alguma em introduzir kefir e ouros alimentos fermentados em sua dieta, já outras pessoas preferem fazer a introdução de forma gradativa. Para aqueles que podem ter algum tipo de sensibilidade à produtos lácteos, mesmo os fermentados, então a introdução do kefir, principalmente o de leite, deve ser feita de forma lenta e gradativa.

Se você toma vitaminas no café da manhã ou na hora do lanche, uma boa idéia pode ser substituir o leite por kefir ou iogurte. Se para você a substituição total, de uma hora para outra, pode soar radical demais, comece usando pequenas partes de kefir ou iogurte para outras tantas partes de leite. Com o tempo o ideal é você diminuir a quantidade de leite e aumentar a proporção de iogurte ou kefir no preparo da vitamina, até que um dia o leite desaparece da receita.



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post73

7 opções de consumo para o KEFIR DE ÁGUA

ProbióticosPosted by Kefir BR Jul 18, 2016 22:44:50

O Kefir de água é um probiótico excelente e produz uma maravilhosa bebida fermentada. Hoje iremos ensinar 7 formas de consumo. Se você quiser dar um toque gaseificado a sua bebida, precisará engarrafar o seu kefir de água para uma segunda fermentação . Também poderá criar suas próprias combinações de sabores com frutas, sucos, ervas e especiarias As possibilidades são infinitas!

1 - Limonada de kefir de água

Produza o kefir de água e remova os grãos de kefir.

Adicione ¼ xícara de suco de limão para cada litro de kefir de água. Sirva frio.

2 - Kefir de água com raspas de Laranja

Adicione os grãos de kefir e várias tiras de casca de laranja orgânica (não o suco) a um lote padrão de água com açúcar.

Cultura de 24-48 horas.

Remova e descarte as raspas de laranja.

Retire os grãos de kefir e sirva-o frio.



3 - Refrigerante de Kefir de água

Produza o kefir de água e remova os grãos de kefir.

Adicione 2 a 3 colheres de chá de extrato de baunilha por litro de kefir de água e conserve em uma garrafa pet ou em recipiente que fique bem vedado.

Mantenha de 24 a 48 horas em temperatura ambiente antes de refrigeração. Sirva-o frio.

Dica: Tenha cuidado ao abrir a garrafa!



4 - Fermentação com frutas

Produza o kefir de água e REMOVA os grãos de kefir. Poderá adicionar frutas frescas ao kefir de água. Se estiver usando frutas frescas, mudar o fruto a cada 24 horas. Manter sob refrigeração em recipiente vedado.


5 - Cultivo no suco de Uva ou suco de maçã

Adicione 4 colheres de sopa de grãos de kefir para 1 litro de suco uva orgânico ou suco de maçã.

Mantenha fora da geladeira por 24-48 horas. Não será necessário adicionar o açúcar mascavo.

Obs: Separe uma porção exclusiva para o suco.

6 - Cultivo na água de coco

Adicione 4 colheres de sopa de grãos de kefir para 1 litro de água de coco natural de preferência. Poderá produzir com a água industrializada, porém procure uma que seja sem conservantes.

Mantenha fora da geladeira por 24-48 horas. Não será necessário adicionar o açúcar mascavo.

Obs: Separe uma porção exclusiva para a água de coco.


7 - Infusão de Kefir de água

Produza o kefir de água e remova os grãos de kefir.

Misture a água do kefir a água da infusão de ervas em proporções iguais. (por exemplo, folhas de urtiga, folhas de framboesa vermelha, etc.).

Para fazer infusões de ervas, misture um punhado de ervas frescas ou secas com água fermentada do kefir.

Obs: Deixe esfriar completamente antes da mistura da infusão com a água do kefir de água. Um período de fermentação mais longa irá produzir um teor de álcool superior devido à quantidade de açúcar no suco. Por favor, use o bom senso ao servir suco cultivadas para crianças.

NOTA: Um período de fermentação mais longa irá produzir um teor de álcool superior devido à quantidade de açúcar no suco. Por favor, use o bom senso se servir suco cultivadas para crianças.

NOTA : Evite adicionar frutas com os grãos, a fermentação com algumas frutas pode ser prejudicial para os grãos. Fatias de limão orgânico ou passas orgânicas sem óleo adicionado são as únicas exceções e podem ser adicionados à fermentação inicial com os grãos.



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post70

Ouvimos muito sobre os benefícios de Kombucha, mas o que seria o JUN ?

ProbióticosPosted by Kefir BR Jul 18, 2016 10:57:13

O Jun é uma colônia semelhante ao Kombuchá. Ele tradicional produzido com chá verde e mel ( Isto significa que Jun chá seria livre de quaisquer potenciais resíduos de dissacarídeos do açúcar branco). Para aqueles que gostam do kombucha, o JUN pode ser uma boa alternativa. Mais você provavelmente está fazendo a pergunta, qual é a diferença?

Há um sabor distinto para kombucha, um gosto azedinho, enquanto JUN tem um sabor mais delicado e menos azedo. O processo do cultivo é muito semelhante entre os dois, embora JUN tem um ciclo de fermentação mais rápido do que kombucha.



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post69

Três opções para consumo do leite fermentado.

ProbióticosPosted by Kefir BR Jul 17, 2016 10:26:26

Descobrir a forma que você mais gosta de consumir o kefir de leite é importante para aproveitar ao máximo os benefícios deste alimento probiótico. Você vai perceber que é um alimento muito versátil e você pode consumir de diferentes maneiras, fazer molhos para salada, bolos, sobremesas, cremes, queijinhos. O importante é usar a criatividade para aproveitar ao máximo e fazer receitas e pratos deliciosos.

OPÇÃO 1: leite fermentado puro ou com frutas

Depois de fermentado o leite kefirado já está pronto para ser consumido. Você pode optar por consumir ele puro mesmo ou ainda bater com alguma fruta, mel e/ou especiarias para saborizar.


Você poderá consumir o leite kefirado/fermentado batido com frutas. Ha possibilidade de mistura de diversos sabores. Ex: frutas vermelhas, maracujá, caqui, mamão, kiwi, coco. Misturas como morango e cubos de leite de coco congelados, banana congelada com manteiga de amendoim, maracujá com gengibre e hortelã são as combinações mais preferidas.

Pode optar por adoçar ou não, dependendo do seu paladar. Além do mais algumas frutas já conferem o sabor doce necessário. Aqui é importante você encontrar a mistura que mais agrade e diversificar sempre, para obter sempre um sabor novo e também uma fonte de vitamina e nutrientes diferentes.

Se você bater o kefir de leite com frutas congeladas a consistência fica muito parecida com um smoothie e é delicioso para dias quentes.

Outra opção ainda é utilizar este leite para fazer molhos para a salada. Substituir o leite na hora de fazer bolos e molhos em geral.

OPÇÃO 2: dessorar o leite fermentado

Outra opção é dessorar o leite kefirado, ou seja, separar o soro e isso muda totalmente a consistência.

É só colocar o leite fermentado (depois de retirar os grãos) em um coardo de papel (filtro de café) ou de pano e deixar dessorando dentro da geladeira. Aí, dependendo do tempo que você deixar dessorando você vai obter versões diferentes.

Em 8 horas você vai ter o grego de kefir, um iogurte mais denso. É um dos jeitos que eu mais gosto de consumir. Acho que a textura fica bem cremosa e dá para adicionar frutas, granola, fazer parfait. Enfim, servir como você serviria o iogurte grego. Normalmente eu misturo com frutas. Neste da foto foi amassado meio kiwi, adicionado ao kefir grego e na outra metade em pedaços intercalando com granola caseira.

Depois de 12 horas a consistência já é mais firme, similar ao cream cheese. E fica incrivelmente gostoso para comer com torradas, pães, crackers e usar em receitas.


Nesta consistência fica perfeito para fazer molhos para salada, adicionar mostarda e limão. Fica uma delícia. E Uma dica: picar meio pepino, algumas folhas de hortelã, dill (opcional), sal, pimenta, limão e um pouquinho de azeite e colocar 1/2 xícara de cream cheese de kefir.

Ainda, nesta consistência mais firme é possível fazer um queijinho temperado. É só colocar um pouquinho de azeite em um recipiente, colocar bolinhas de queijo modeladas com a colher, temperar com os temperinhos que você preferir (sal, pimenta, páprica, ervas em geral) e cobrir com azeite. Depois só guardar na geladeira e ir consumindo, na salada fica delicioso.

E, deixando entre 24 e 48 horas você vai ter um queijinho mais firme, que muito se assemelha a ricota, mas é mais saboroso na minha opinião. Para esse queijo eu gosto de fazer a segunda fermentação, que vou falar mais abaixo.

Ainda, nesta consistência mais firme é possível fazer um queijinho temperado. É só colocar um pouquinho de azeite em um recipiente, colocar bolinhas de queijo modeladas com a colher, temperar com os temperinhos que você preferir (sal, pimenta, páprica, ervas em geral) e cobrir com azeite. Depois só guardar na geladeira e ir consumindo, na salada fica delicioso.

E, deixando entre 24 e 48 horas você vai ter um queijinho mais firme, que muito se assemelha a ricota, mas é mais saboroso na minha opinião. Para esse queijo eu gosto de fazer a segunda fermentação, que vou falar mais abaixo.


E o soro que sobra? Bem esse soro nada mais é do que a proteína do leite (o famosos whey protein). Há quem consuma esse soro puro mesmo em substituição ao whey industrializado. Outra função ainda é adicionar um pouco (cerca de 1/4 de xícara) na hora do demolho de grãos e cereais, pois ajuda na liberação dos fitatos.

OPÇÃO 3: segunda fermentação

Depois de coar os grãos é possível ainda deixar o leite kefirado fermentar uma segunda vez. As bactérias e leveduras já presentes no leite fermentado vão continuar agindo e fermentando. É só colocar o leite fermentado em um recipiente, tampar e deixar fermentando (dentro de um armário de preferência, como fazemos com o leite e grãos).

Eu deixei fermentando mais 48 horas sem os grãos de Kefir e tive este resultado. O soro (kefiraride) se separou completamente da parte sólida (kefiran).


Enfim, existem muitas formas de consumir os probióticos. Vá testando, experimentando e usando a criatividade você vai achar a que mais te agrada e a melhor maneira de introduzir este alimento tão rico em sua vida!


Fonte: http://www.temperando.com/




  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post68

Como cultivar o Kefir de leite

ProbióticosPosted by Kefir BR Jul 12, 2016 14:20:55

Os grãos de Kefir de leite são brancos e constituem uma cadeia de bactérias e leveduras que tem a aparência muito semelhante a uma couve flor. Quando bem cultivados produzem uma rica bebida probiótica e continuam crescendo indefinidamente.

Preparar o Kefir de Leite é muito fácil. Os grãos são cultivados leite, seja de vaca, cabra ou ovelha. As bactérias e leveduras presentes nos grãos metabolizam o açúcar do leite, ou seja, a lactose, reduzindo a caseína, albumina, além de sintetizar o ácido lático, a lactose e outras enzimas. Também modificam os sais de cálcio, que se tornam mais fáceis de serem absorvidos pelo organismo humano. O leite de Kefir é composto por um conjunto de microorganismos benéficos, repleto em vitamina, aminoácidos e enzimas.

Quando fermentado pelo Kefir o leite se assemelha muito ao iogurte que conhecemos, no entanto é nutricionalmente mais rico, com menos lactose e repleto de probióticos. São mais de 30 tipos diferentes de lactobacilos, incluindo Lactobacillus bulgaricus, Streptococcu thermophilus, Lactobacillus acidophilus e Lactobacillus casei.



Primeiro você precisa dos grãos. Conforme você cultiva, os grãos irão crescer e se reproduzir, e você poderá também doá-los. O Kefir de Leite se reproduz sintetizando o açúcar presente no leite, ou seja, a lactose. O ideal é usar leite integral de boa qualidade. Se você tem acesso a alguém que vende leite fresco, melhor ainda!

Além dos grãos e leite você irá precisar de um recipiente de vidro para fermentar os grãos, um pano estilo voal ou gaze, uma peneira e um recipiente para armazenar o seu leite já fermentado.



Além dos grãos e leite você irá precisar de um recipiente de vidro para fermentar os grãos, um pano estilo voal ou gaze, uma peneira e um recipiente para armazenar o seu leite já fermentado.

Em um recipiente de vidro bem limpo coloque o leite.

Adicione os grãos de Kefir – cerca de 2 a 3 colheres (sopa) para cada litro de leite.

Cubra com um papel toalha ou um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 12 e 48 horas em temperatura ambiente.

* Importante salientar aqui que, quanto maior a temperatura ambiente mais rápido irá fermentar e, ainda, que quanto mais tempo fermentando mais ácido ficará. Faça suas experiências e veja qual o melhor método (tempoXquantidade de grãosXtemperatura) é melhor para o seu paladar. Pode ser que em temperaturas mais quentes 12 horas seja o suficiente.

Depois de fermentar, coe os grãos de kefir. Armazene o leite fermentado em um recipiente com tampa (por até 3 dias sob refrigeração).

Retorne os grãos para um recipiente limpo com leite para reiniciar o processo.

Tampe com uma gaze, fralda, voal ou papel toalha e guarde em um cantinho do seu armário.

Depois de fermentado entre 12 a 48 horas, coe e reinicie o processo.

Depois de coado o leite de kefir, também chamado de iogurte de kefir, deverá ser armazenada em um recipiente devidamente tampado, na geladeira.

Agora é só consumir o kefir puro ou pode-se, ainda, bater com frutas diversas e de acordo com o seu gosto. Ainda há outras possibilidades, dessorar para deixá-lo mais consistente estilo iogurte grego.

Teste várias combinações de quantidade de grãos, quantidade de leite, tipo de leite e tempo de fermentação para chegar ao Kefir que mais agrade o seu paladar.

Não é necessário lavar os grãos entre um cultivo ou outro, mas recomenda-se fazer isso uma vez na semana ou a cada duas semanas. Não será necessário lavar os grãos.

É normal que, quando for coar o Kefir, você note a presença de uma espécie de viscosidade, isso é totalmente normal, e os cientistas chamam essa “liga” que se desprende de Kefiran, que é altamente benéfico e está associado a propriedades anti-cancerígenas. Por isso evite ficar lavando!

Para cada litro de leite recomenda-se usar cerca de 2 a 3 colheres (sopa) de grãos de kefir. Se usar mais o processo de fermentação será mais acelerado.

Depois de fermentado, o leite fica mais grosso, na consistência de iogurte.

Pode acontecer durante o processo de fermentação a separação do leite e do soro, se isso acontecer não se desespere é totalmente normal. Misture tudo e coe normalmente.

A coloração normal dos grãos é mais branquinha, se você encontrar algum mais escuro ou amarronzado, descarte!

Nunca consumir o kefir que apresentar gosto ou cheiro estranho. É normal um sabor um pouco mais ácido, mas nunca cheiro e gosto totalmente desagradável.

Conforme o seu Kefir for aumentando, guarde uma porção no congelador e doe o excedente!


Fonte: http://www.temperando.com/

  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post67

Como cultivar o kefir de água

ProbióticosPosted by Kefir BR Jul 12, 2016 14:00:44

Os grãos de Kefir de água são pequenos, translúcidos ou caramelos (dependendo do açúcar que você usa) e tem a aparência de micro cristais. Quando bem cultivados produzem uma rica bebida probiótica e continuam crescendo indefinidamente.

Preparar o Kefir de Água é super simples. Os grãos são cultivados em água adoçada com açúcar ou rapadura (nunca use mel). As bacterias e leveduras presentes nos grãos metabolizam o açúcar, transformando em um conjunto de microorganismos benéficos, repleto em vitamina, aminoácidos e enzimas. Como toda bebida fermentada, a cultura de kefir de água produz uma quantidade pequena de álcool, que varia de 0.5% a 0.75%, dependendo o tempo de fermentação e a quantidade de açúcar. Quando fermentado suco de frutas, que possuem mais açúcar a quantidade de álcool sobre para 0.9% a 1%.

Primeiro você precisa dos grãos, também conhecido como tibicos. Conforme você cultiva e fermenta a água, os grãos irão crescer e se reproduzir, e você poderá doá-los. O Kefir de Água se reproduz melhor em um ambiente mineral e preferencialmente com açúcar orgânico. Se usar açúcar mascavo, por exemplo, o seu Kefir terá uma coloração caramelo, usando açúcar refinado a coloração será mais límpida. Eu particularmente uso água mineral e açúcar mascavo.

Além dos grãos, água e açúcar você irá precisar de um recipiente de vidro para fermentar os grãos, um pano estilo voal ou gaze, uma peneira e um recipiente para armazenar a sua água já fermentada.

250 ml de água filtrada ou mineral.

Adicione ¼ de xícara de açúcar (mascavo de preferência ou rapadura) e dissolva bem.

Complete com mais 750ml de água filtrada ou mineral.

Obs. Se for preparar uma quantidade menor, utilize cerca de 1 colher (sopa) rasa de açúcar para 250ml de água.

Prepare a água de açúcar e coloque em um recipiente de vidro

Adicione os grãos de Kefir – cerca de 4 a 5 colheres (sopa) para cada litro de água.

Adicione os grãos de Kefir – cerca de 4 a 5 colheres (sopa) para cada litro de água.

Cubra com um papel toalha ou um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 48 horas em temperatura ambiente

* Importante salientar aqui que, quanto maior a temperatura ambiente mais rápido irá fermentar e ainda que quanto mais tempo fermentando menos doce ficará. Faça suas experiências e veja qual o melhor método (tempoXquantidade de grãosXtemperatura) é melhor para o seu paladar.

Depois de fermentar, coe os grãos de kefir. Armazene o líquido fermentado em um recipiente com tampa sob refrigeração (por no máximo 3 dias).

Retorne os grãos para um recipiente com água de açúcar para reiniciar o processo.


A tonalidade mais amarelada/caramelo é porque eu uso açúcar mascavo. Depois de fermentada a água ficará mais clara, com um cheiro de fermentado (aparentemente fermento de pão) e com um sabor mais ácido/azedinho.

Agora é só consumir a água de kefir pura ou pode-se, ainda, adicionar aromatizadores, como por exemplo suco de frutas, sachê de chá, frutas frescas ou secas para saborizar. Uma dica é utilizar o suco de limão, fica parecendo uma limonada, ou aromatizada com gengibre. Dentro da garrafa com a água de kefir pronta (depois de coado os grãos), colocar pedacinhos de gengibre e manter na geladeira. Com sachê de chá também fica muito bom.

Não é necessário lavar os grãos entre um cultivo ou outro, mas recomenda-se fazer isso uma vez na semana ou sempre que a água estiver muito ácida . Depois de peneirado, lave os grãos com água filtrada e depois reinicie o processo.

Para cada litro de água recomenda-se usar cerca de 4 a 5 colheres (sopa) de grãos de kefir. Se usar mais o processo de fermentação será mais acelerado.

Além da água com açúcar é possível usar suco de frutas e água de coco para fermentar. O ideal é separar grãos específicos para essa finalidade porque os grãos usados para fermentar os sucos irão dar um gosto diferente na água. Se notar que os grãos estão ficando fracos, colocá-los na solução de água com açúcar pelo menos uma vez a cada duas semanas, descartando a água em seguida.

Nunca consumir o kefir que apresentar gosto ou cheiro estranho. É normal um cheiro de fermentado e um sabor um pouco mais ácido, mas nunca cheiro e gosto totalmente desagradável.

Conforme o seu Kefir for aumentando, guarde uma porção no doe o excedente!

Fonte: http://www.temperando.com/



  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post66

Beneficios do kefir de água

ProbióticosPosted by Kefir BR Jul 05, 2016 19:19:19

Dentre os benefícios do kefir de água, estão relatos de melhoras em dores nas juntas, alivio de reumatismo, dores de cabeça e enxaquecas, melhoras nas funções hepática e renal, diminuição de crises de rinite alérgica, bronquite e asma, fortalecimento dos cabelos, diminuição do colesterol, melhoras no astral, no sono e na disposição para as tarefas do cotidiano.

Microbiota.

Lactobacilos:

Lactobacillus galactose
Lb. brevis
Lb. casei subsp. casei Lb. paracasei subsp. paracasei Lb. casei subsp. Ramos Lb. casei subsp.tolerante Lb. coraciiform subsp. torquens Lb. frutose Lb. Hilarities Lb. homofobia Lb. plantarum Lb.pseudo plantarum Lb. admoesta


Estreptococos / lactococci:

Streptococcus cremeris
Str. faecalis
Str. lactis
Leuconostoc mesenteroides
Pediococcus damnosus


Leveduras:

Saccharomyces cerevisiae
Sacc.Florentinus
Sacc.pretoriensis
Candida valida
C. lambica
Kloeckera apiculata
Hansenula yalbensis

  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post63

Kefir preparado em água de coco

ProbióticosPosted by Kefir BR Jun 13, 2016 11:06:36


O kefir de água de coco é basicamente água de coco fermentada pelo kefir (Kefir de água). É uma bebida probiótica rica em vitaminas, minerais e eletrólitos. O conteúdo vitamínico e mineral da água de coco inclui beta-caroteno, riboflavina, tiamina, niacina, ácido pantotênico, folatos e vitaminas A, B6, C, E e K. O kefir de água de coco é uma bebida benéfica devido a seu potente efeito sobre o sistema digestivo, sendo mais eficiente do que qualquer outro alimento probiótico derivado do leite tal como o iogurte. O Kefir se alimentará da glicose e frutose e não será necessário a adição do açúcar para a fermentação.

  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post51

Os probióticos ajudam na absorção de nutrientes pelo intestino e combatem infecções causadas por outros microrganismos

ProbióticosPosted by Kefir BR Jun 05, 2016 20:26:30

Dor de barriga, mau humor, diarreia, prisão de ventre crônica são sinais de que algo não vai bem com a flora intestinal. Responsável pela absorção de nutrientes e eliminação de toxinas, o intestino tem papel importante no equilíbrio do sistema imunológico. Nessa tarefa, os chamados probióticos são essenciais. A Food and Agriculture Organization das Nações Unidas (FAO) define probióticos como “microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”. Conhecidos como bactérias do bem, eles são essenciais para o bom funcionamento do organismo. O aparelho digestivo filtra e elimina coisas que podem danificá-lo, tais como bactérias, toxinas, produtos químicos e outros produtos residuais. Por outro lado, absorve substâncias de que nosso corpo precisa: os nutrientes dos alimentos e da água. Quando a pessoa se alimenta mal, vive estressada e consome pouca fibra, o resultado são as doenças crônicas provocadas pelas bactérias nocivas. O desequilíbrio tem sido associado a diarreia, infecções do trato urinário, dor muscular e fadiga.

Os probióticos ajudam nessa “filtragem”, mas são ainda mais importantes na defesa do corpo. O sistema imunológico é a principal proteção contra germes. Quando ele não funciona corretamente, podem ocorrer reações alérgicas, doenças autoimunes (como colite ulcerativa, doença de Crohn e artrite reumatoide) e infecções variadas.

O Lactobacillus acidophilus, por exemplo, é amplamente utilizado por pessoas intolerantes a lactose — a bactéria produz a enzima lactase, que ajuda na digestão do leite. Cada probiótico vai ajudar o organismo de alguma forma, todos, porém, aumentam a capacidade do sistema imunológico. Já o Bifidobacterium animalis é um probiótico presente no intestino grosso e expulsa bactérias nocivas, que acabam sendo eliminadas nas fezes. Assim, o Bifidobacterium animalis previne o câncer de cólon e doenças intestinais. A única contraindicação relacionada com os probióticos é em casos de extrema gravidade, como fissuras no intestino.

Infecções crônicas costumam ser tratadas com o uso prolongado de antibiótico, o que contribui para a disbiose intestinal. Antibióticos matam todos os tipos de bactéria, não diferem as boas das más, por isso, depois de um período prolongado do seu uso, é preciso recompor a flora. Quando o número de bactérias nocivas é maior do que o número de bactérias boas, o sistema imunológico enfraquece, abrindo caminho para infecções de todo tipo. O surgimento do fungo Candida albicans, que afeta muitas mulheres, pode ser resultado dessas deficiências. Isso indica que, na competição entre os probióticos e o fungo, quem ganhou foi o fungo As bactérias boas precisam de fibras para crescer, já os microrganismos patogênicos necessitam de açúcar, farinha branca e laticínios.

Na maioria das vezes, os probióticos são criados no processo de fermentação — eles precisam apenas de um bom lugar para crescer. Organismos de fermentação produzem álcool, ácido láctico e ácido acético — conservantes que mantêm os nutrientes e evitam a deterioração. Além dos suplementos vendidos em farmácias em cápsulas e sachês, as bactérias do bem podem ser encontradas no iogurte, no kefir, no chucrute, no kimchi (vegetais fermentados) e em alguns tipos de queijo. Os métodos tradicionais de conservação da carne, como a cura de salame, também usam fermentação de lactobacilos para a conservação dos alimentos, no entanto, por serem industrializados, não fornecem grandes benefícios. Os iogurtes vendidos em supermercados contêm muito açúcar e número insuficiente de probióticos para alguém que está com deficit na flora intestinal.

Uma das maneiras de produzir o probiótico em casa está na fermentação do grão kefir. O kefir é um conjunto de microrganismos em formato semelhante a um cristal. O grão de kefir é um agrupamento com vários microrganismos em simbiose. Para manter as bactérias em constante crescimento, os grãos devem estar em contato com alguma fonte de açúcar para que haja fermentação: leite ou água com açúcar mascavo. A fermentação pode variar de 6 horas a 48 horas. Quanto mais tempo fermentando, mais ácido. A indicação dos nutricionistas é que se beba o líquido passadas 24h de fermentação





  • Comments(0)//probiotico.kefirbr.com/#post0